domingo, 27 de setembro de 2009

Marketing Estratégico

Como orientar-se num mercado hipercompetitivo

Entre os dias 22 e 24 de setembro tive a oportunidade de participar de um curso promovido pela ADVB/SC (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e pela Consultare, empresa de Consultoria Organizacional. O curso de Marketing Estratégico teve como facilitador o professor PhD. Alexandro Bernhardt, o qual tem um amplo currículo como consultor e conselheiro de multinacionais.

Os assuntos abordados durante as aulas consideraram novos conceitos referentes ao Marketing Estratégico e sobre o comportamento do consumidor em relação à decisão de compra. Estes novos conceitos foram elaborados e são propostos pelo professor Bernhardt.

Marketing, de acordo com Bernhardt, é comunicar com clareza. Profissionais da área de comunicação devem planejar as ações de modo a transmitir informações verdadeiras e claras para o mercado, sem que possibilite interpretações míopes contra os objetivos organizacionais. Neste contexto, ser estratégico é entregar o valor que a audiência (consumidor e cliente) percebeu durante o processo de comunicação. Bernhardt (2008) explica:

Permanecer competitivo significa compreender a real interação que sua audiência tem com seu produto ou serviço. Significa duvidar da pesquisa de marketing e antever desejos, necessidades e soluções de maneira mais criativa e com valor muito superior às expectativas desta interação.

Esta definição possibilita a identificação de outros parâmetros que sustentem e sirvam de suporte para o Marketing Estratégico, principalmente no que diz respeito ao comportamento do consumidor. Sobre isto, Bernhardt criou um novo conceito: características naturais de decisão do consumidor (CNDC).

Essas características naturais de decisão do consumidor referem-se a um processo que visa melhorar a tomada de decisão, servindo-se inclusive da Pesquisa de Marketing para ANTEVER oportunidades junto ao seu consumidor-alvo e assim melhorar a compreensão e manipulação do composto mercadológico (Bernhardt). Logo, este conceito abre outros leques: a do composto mercadológico, o qual, em um mercado hipercompetivo, não pode levar em consideração somente os 4P's que conhecemos, mas planejar juntamente com as ações comunicacionais, o 5º P - Percepção.

É preciso identificar percepções, o mercado é composto por percepções distintas e por isso os hábitos de consumo mudam constantemente. Bernhardt afirma que as necessidades do consumidor mudam, pois seu perfil de vida se altera e são nesses momentos em que decisões de novas compras se forjam. É quando o profissional deve alterar em quatro vezes mais o perfil inicial.


Estamos o tempo todo sujeitos ao "bombardeio" de informações de produtos e serviços, tanto como profissional de comunicação quanto como consumidor/cliente. Em um mercado hipercompetitivo é preciso ter mobilidade estratégica para acompanhar as transformações do mundo, das exigências dos novos consumidores e do avanço tecnológico que auxilia no planejamento das ações. Bernhardt propõe que haja uma periódica destruição criativa, na qual um comitê formado por diretores e conselheiros reformulam resultados obtidos de acordo com o contexto atual.


Esses e outros assuntos foram discutidos durante o curso, de fato proporcionou uma nova visão de marketing para quem pretende seguir a profissão, ou implantar os conceitos. Particularmente, possibilitou a criação de novas ideias e a abertura de novas possibilidades.


Aproveito para agradecer, em nome de todos os participantes, à toda equipe ADVB/SC e Consultare.


Uma boa semana,


Lívia Brito
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