terça-feira, 8 de setembro de 2009

Imagem lapidada

Saiba como fortalecer a carreira criando sua marca própria
Por Fernanda Bottoni

Criar uma marca pessoal consistente pode ajudá-lo a ser reconhecido com mais facilidade por suas qualidade profissionais. A construção é muito semelhante à da marca de uma empresa ou de um produto.

Em primeiro lugar, a marca precisa refletir para o mundo aquilo que o produto - ou pessoa, neste caso - de fato é em essência. Em outras palavras, na hora de criar a sua marca, você precisa comunicar aquilo que você sabe, tem ou pode oferecer ao chefe, à empresa ou ao cliente. Um banco tradicional, por exemplo, dificilmente ficaria bem tentando vender a imagem de uma empresa de internet moderninha, ou vice-versa. Com as pessoas, ocorre o mesmo. Se você tem um perfil conservador, dificilmente conseguirá parecer natural falando gírias e vestindo jeans e tênis. O inverso é igualmente verdadeiro. Por essas é que os especialistas no assunto são unânimes ao afirmar que todo bom trabalho de construção de marca começa com um processo de autoconhecimento. "Quem não se conhece suficientemente bem pode cometer o erro de vender um conceito que não consegue entregar na prática", diz Dennis Giacometti, presidente da agência de propaganda de branding Giacometti Propaganda, de São Paulo.

Veja a seguir as principais dicas para descobrir suas características mais marcantes e divulgá-las com eficiência:


Discurso adequado
: A adequação do discurso segue a mesma regra da imagem. Se você tentar mudar demais seu estilo, não vai conseguir convencer ninguém.

Autoconhecimento
: Antes de criar sua marca pessoal, é preciso conhecer bem suas características, sua motovação, seu potencial e seu diferencial. Ou seja, é preciso saber muito bem quem você é antes de identificar a marca e a mensagem que quer passar para o mercado. Segundo os especialistas, uma marca pessoal eficiente não pode ser apenas uma casca que o profissional veste quando convém. "A marca pessoal é resultado do conjunto de fala, imagem e ação de uma pessoa", diz Silvio Celestino, diretor da Enlevo, consultoria de marketing estratégico e pessoal, de São Paulo. Portanto, é fundamental que sua marca tenha consistência e reflita, de fato, o que tem a oferecer de melhor.

Excelência e referência
: Outro item essencial para construir uma marca pessoal eficiente é conhecer muito bem o meio em que você está. Converse com colegas de trabalho ou amigos de outras companhias, do setor em que atua e dos concorrentes. Além de ter conhecimento, o profissional precisa saber verbalizá-lo. Por exemplo, ofereça ajuda a colegas que tenham dificuldadesnuma área que você conhece bem. É uma boa forma de fazer marketing pessoal. Quem divulga bem sua marca muitas vezes consegue se tornar referência em algum assunto.

Imagem sob medida
: Antes de se candidatar a qualquer vaga é importante conhecer a cultura, os princípios e os valores da empresa para a qual pretende trabalhar. Basicamente porque, com as informações, você poderá adequar, na medida do possível, sua aparência e seu discurso. Para saber como se vestir para uma entrevista, procure observar como os funcionários da empresa se vestem. "É verdade que, se vocês estiver num processo seletivo para uma vaga de gerente num banco tradicional, terá mais chances de usar terno e gravata", diz Silvio, da Enlevo. "No entanto, se você estiver visivelmente desconfortável no terno, por mais que se esforce, não vai convencer o entrevistador de que essa é a vaga ideal para você", diz ele.

Plano de negócios
: Aplicar alguns conceitos de plano de negócios ao direcionamento da carreira também ajuda na definicção da marca pessoal. "Com frequência, as pessoas montam um plano de negócios para uma empresa. Raramente, fazem o mesmo para a carreira", diz Renata Rocha, consultora da Robert Wong Consultoria Executiva. Segundo Dennis, da Giacometti, vale a pena estabelecer metas quantitativas e qualitativas para a sua marca pessoal. Por exemplo, se você quer alcançar um cargo num determinado período, faça um planejamento. Pense quantos contatos você precisa ter, de que forma vai obtê-los, que cursos ainda tem de fazer, por quais cargos ainda precisa passar. "Tenha indicadores estatísticos para acompanhar sua evolução", diz Dennis.

Matéria publicada na revista Você S/A, na seção Carreira, na edição de julho de 2009.


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