sexta-feira, 11 de setembro de 2009

II Workshop de Educação Financeira

Esta semana, o Centro de Eventos do Shopping Beiramar (Florianópolis/SC) foi palco de uma série de palestras e minicursos sobre Educação Financeira. Os temas abrangeram desde as finanças do dia a dia até os grandes investimentos no mercado acionário.

Infelizmente não pude comparecer nos dois dias de palestras, mas apareci no primeiro dia, última terça-feira, e assisti as palestras de Marco Goulart e Tércia Rocha (Diretora de Comunicação da BM&FBovespa), ambos abordaram sobre o mercado de ações.

Marco Gourlart, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, palestrou sobre Técnicas de Análises de Investidores de Sucesso. Citou as melhores técnicas utilizadas por Joel Greenblatt, Warren Buffet, Peter Lynch. As "fórmulas do sucesso", assim apresentadas pelo palestrante, têm dois pontos em comum: informação e dedicação. Ou seja, para iniciar no mercado acionário é preciso muito conhecimento sobre as empresas que você se tornará sócio, por meio do investimento em ações; bem como, tempo e paciência para tomar as melhores decisões.
Goulart parafraseou Warren Buffet e afirmou: O mercado é cíclico e guiado por emoções, boatos e ganância. Por isso, as palavras chaves para se tornar um bom investidor é conhecer o mercado, as empresas, interpretar corretamente as notícias sem se deixar enganar pelas manchetes. Outro ponto interessante é seguido por Peter Lynch: alta diversificação na escolha das ações e não olhar para as empresas da "moda", que nem sempre oferecem um ótimo retorno e acabam sendo mais caras que as pequenas e médias organizações.

Os investidores, especialmente os iniciantes, devem ter em mente que investir no mercado de ações é obter retorno no médio e longo prazo. Analisar os riscos (operacional, legal, crédito e oscilação de preço), o retorno (PL) e muito conhecimento sobre o assunto.

A última palestra que assisti foi sobre a BM&FBovespa, - Mercado de Ações e Futuros, uma das maiores administradoras do mercado do mundo. Oferece serviços diversos para quem pretende investir, e a sua principal característica é a transparência. Todas as informações sobre a Bolsa de Valores é disponibilizada para todos, investidores ou não, desde as informações até os resultados financeiros das organizações. Este fato, oferece ao investidor uma garantia de onde e como ele está investindo o seu dinheiro. Mesmo que o mercado acionário não ofereça 100% de garantia, é possível prever no longo prazo e ficar atento às oscilações e "ciclones" financeiros.

Você encontrará mais informações sobre investimentos aqui.
E para quem deseja entrar neste mundo de ações, indico o Folhainvest e o Guiainvest. Entre, cadastre-se, escolha sua carteira de ações e boa sorte!

Lívia Brito.

Nenhum comentário: