segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A neutralidade no gerenciamento de conflitos.


Uma das principais características de um líder é saber como manter o controle e permanecer neutro, independente do grau de relacionamento que exista entre os colaboradores. Sendo assim, a maior dificuldade organizacional de um líder ou de um colaborador influenciador é gerenciar conflitos. Lidamos com diferentes perfis profissionais e é preciso saber negociar e, o mais importante, ser justo. Para tanto, devemos agir com razão e cautela.

Muitas vezes é preciso olhar de fora para desvincular toda e qualquer emoção existente na hora de tomar uma decisão. Decisões que podem alterar os relacionamentos interpessoais, pois nem todas as pessoas conseguem ser impessoais diante de uma crítica ou advertência. É neste momento que o líder coloca em prática a inteligência emocional e social, para que um conflito gerado não tome proporções exageradas e fuja do controle.

Ao tomar uma decisão o líder deve permanecer neutro e gerenciar com o auxílio dos colaboradores envolvidos. Incentivar a reflexão sobre as atitudes profissionais e pessoais, reconhecer as boas virtudes para que sejam desenvolvidas no ambiente empresarial. Saber falar, expressar o descontentamento diante de uma atitude mal direcionada e, especialmente, o líder deve reconhecer os seus erros. Essas percepções fazem parte da Inteligência Emocional e Social do líder, ou de um colaborador influenciador.

São atitudes importantes no gerenciamento de conflitos, para que não sejamos injustos ou severos demais nas decisões. O feedback positivo está na percepção e nas atitudes do líder, que não deve esperar uma resposta satisfatória de seus liderados se não estiver presente e mostrar-se interessado em solucionar os problemas. 

Sejamos mais do que Gestores, sejamos Sustentáveis.

Um comentário:

David disse...

É verdade, eu concordo com o título do post. Eu acho que a neutralidade é importante na mediação de conflitos. É importante que aqueles que median conflitos são profissionais confiáveis, de modo que não há mais problemas.