sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Novo Marketing: relacionamentos online, resultados reais.


Vivenciamos novos processos de comunicação, informação e relacionamento sustentados pelas mídias digitais, especialmente pela Web 2.0. Essa constante obriga os especialistas e recém profissionais a procurar por soluções inovadoras. A Web 2.0 se tornou por si só uma inovação para as campanhas de marketing, para tanto os marketeers inovam, também, suas visões mercadológicas.

Em primeiro lugar, é preciso rever o comportamento dos consumidores que embarcam na era digital, afoitos pelo convívio nas redes sociais e websites repletos de entretenimento e conteúdo. Consumidores que buscam muito mais do que informações, desejam trocar conhecimento e ter relacionamento ativo com empresas, marcas, blogs corporativos e amigos virtuais. É o que muitos têm chamado de engajamento social.

A sociabilidade é uma das variáveis proporcionadas pela Web 2.0, e o engajamento social permite que as transações online pareçam reais, formando críticos, especialistas, internautas, blogueiros e geradores de conteúdo. Alex Lima diretor de Marketing da agência Glóbulo, situada em Florianópolis/SC, acredita que a principal mudança, com a Web 2.0, “tenha sido comportamental”. Mudou-se o foco estratégico, afirma Alex, de produtores de conteúdo para troca de conteúdo, pois receber e trocar informações são atualmente tão importantes quanto apenas enviar.

A necessidade de se relacionar modificou as mídias digitais. Hoje são consideradas o centro de uma campanha, pois são flexíveis, confiáveis, agregadores, interativos, pessoais e a mensagem sempre se transforma em uma troca. O diretor de marketing da Glóbulo acredita que “uma base, mesmo que pequena, onde se cultiva uma troca verdadeira é muito mais importante do que um número gigantesco de dados desconhecidos.” Neste contexto, os blogs corporativos oferecem uma gama de informações e interação cujos conteúdos são relevantes e encantam o leitor com a usabilidade; como por exemplo o Blog da Glóbulo, que contém informações sobre a agência e sobre o mundo da comunicação. 

Você deve estar se perguntando: “cadê o marketing?”

Como sabemos o marketing é a atividade que gera sintonia entre a marca e o cliente, planeja os objetivos de comunicação com a finalidade de entender e encantar o target. Sendo assim, se o consumidor é a ponta do iceberg para os profissionais do marketing, nada mais natural que os clientes reais e potenciais sejam seguidos por meio das redes sociais.

Portanto, o marketing observou na ferramenta Web 2.0 a necessidade de fragmentar a comunicação tornando-a cirúrgica e contínua, pois não é possível terminar o diálogo com o cliente ao longo do tempo. Neste contexto, a polivalência do meio digital e sua capacidade evolutiva proporcionam presença online para o consumidor. Sendo assim os consumidores se transformam em mídias confiáveis, os quais carregam a mensagem da marca.
 
Quanto às redes sociais, Alex Lima atribui o amplo espaço que tomou na vida das pessoas como a exclusão de formulários pré-definidos; a aproximação com marcas, pessoas e empresas com agilidade e mais contato, estrategicamente bem utilizadas, e principalmente com uma mensuração de resultados muito mais fiel.

Diante da amplitude de conteúdo, informação e redes sociais cabe mencionar uma ferramenta que possibilita “afunilar” o banco de dados. O Marketing Funnel promove aos profissionais a mensuração de resultados e direciona o leitor ao objetivo principal, na própria ferramenta online. É o conjunto de ações implementado em um site que visa aumentar a taxa de concretização do objetivo. Se o objetivo for vender mais produtos, então são todas as técnicas e ações colocadas em prática para vender mais produtos. O mesmo se passa com os blogs que ambicionam popularidade e subscritores.

Neste contexto é possível perceber o leitor, cliente, consumidor, empresas e marcas como seres únicos e dotados de conteúdo e prontos para trocar experiências, presume-se então que a individualidade seja um dos pontos fortes dessa sociabilidade 2.0. Desta forma, profissionais e especialistas entendem que a Web não pode ser considerada uma mídia de massa, por seu perfil individual e interativo, invertendo o senso comum da comunicação. Um dia da caça, outro do caçador. E é esta a visão estratégica do novo profissional de marketing e comunicação.

A Web 2.0 chegou para transformar o modo de planejamento das campanhas, não mais focada nos resultados e sim na reciprocidade dos receptores da mensagem, na interação das ações mercadológicas e na propagação de conteúdo midiático. Por mais demorado que pareça ser, os resultados têm a vantagem de contribuir para uma permanência duradoura da mensagem junto ao consumidor. 

@liviabrito


*Texto publicado originalmente na Primeira Edição da Revista A Bordo.

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