quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Marketing Holístico.




Quem me lê já deve ter percebido o quanto eu gosto de pensar sistematicamente, às vezes preciso me conter para não escrever muito, pois vou puxando um assunto atrás do outro. Cá estou falando do sistema...

Para definir objetivos de marketing e comunicação deve-se planejar com base no todo. Definir os "pês" de marketing considerando o conjunto: o público que precisa do produto/serviço, este que precisa de uma praça (canal de distribuição) para ser ofertado e que precisa de promoção (comunicação) para ser informado. Se não houver essa integração, alguma coisa sairá errada.

Entretanto, há mais uma infinidade de coisas que compõe este planejamento, e é sobre essas "coisas" que vim falar.

Marketing Holístico é uma expressão proposta por Philip Kotler e Kevin Lane Keller, no livro Administração de Marketing (2006, 12.ed.). A expressão indica a importância de uma abordagem reconhecer e harmonizar o escopo e as complexidades das atividades de marketing.

Dentro desse contexto, entende-se por holismo o que não pode ser entendido por meio de uma análise separada - divisível -, pois não é possível entender o homem (os movimentos) em partes, mas como um todo que faz parte de um sistema. O movimento holístico consiste em passar da realidade relativa do mundo concreto a realidade absoluta do mundo de luz e de integrar os dois mundos de tal modo que o programa do todo se encontre em todas as partes.

No entanto, a interpretação que proponho é baseada no confronto entre o ser profissional e o ser pessoal, pois o pensamento holístico é sustentável. Ou seja, o indivíduo e a natureza não estão separados, formam um conjunto de sentimentos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Acredito nesse pensamento para transformarmos o mundo num lugar melhor em todas as nossas ações.

O marketing como uma função gerencial que proporciona ao mercado experiências de compra, deve compreender as ações de comunicação integradas e sustentáveis com o intuito de tocar o consumidor/cliente durante a entrega de valor emocional e afetivo, por meio de uma comunicação clara, objetiva e verdadeira.

Será que, um dia, teremos um lugar assim?
Por enquanto são só ideias. Ideias que eu, como profissional socialmente responsável, pretendo explorar a partir de 2010!

E que venha o novo ano.
A saber, Marketing Holístico engloba o marketing integrado, de relacionamento, interno e o marketing socialmente sustentável.

A vocês, todos aqueles votos de felicidades, amor e PAZ na noite de Natal e Ano Novo. Juízo!

Ainda volto por aqui este ano com uma desconstrução criativa...
Caso queiram perguntar-me algo: Formspring.me/liviabrito

Grande abraço,

Lívia Brito.



3 comentários:

Cibele Silva disse...

Bem sei o qdo gosta de organizar suas idéias e escrever bastante. rs
Isso é bom, vc consege colocar claramente seus pensamentos.

Eu ainda não conhecia do termo MKT Holistico, quero pesquisar mais sobre isso, pois estou me interessante por assunto que façam a "junção de comunicação". As pessoas devem entender que muitos coisas já não dão para separar.

Feliz 2010 Lih...

Abraços,
Belle
@blogabordo

Líviarbítrio. disse...

Belle,

como eu disse, também pretendo explorar esse tema! ;D

Certeza que vai uma postagem para o A Bordo. hihihiih..

Beijos, obrigada pela parceria ;)

Felipe disse...

O problema é que não é todo mundo que consegue ter essa "visão de helicóptero" (lembrei dessa expressão que uma amiga usou ontem enquanto conversava comigo), de ver as coisas por cima e analisar o todo.

Talvez, porque na própria faculdade, quando vamos aprender sobre o marketing, dividimos SEMPRE todas as partes. Aprendemos separadamente, e poucas vezes nos vemos em situações onde temos que analisar tudo o que está relacionado.

Talvez, no trabalho de final de curso, caso seja algum tema na área do marketing.

Enfim, um bom 2010!! Voltarei a dar meus pitacos por aqui e no A Bordo.