sexta-feira, 3 de julho de 2009

Olhando o consumidor pelo lado humano

Pelo menos duas vezes por semana acesso o Mundo do Marketing para me manter atualizada. As informações são ricas em conteúdo e tem sempre duas ou várias matérias que chamam atenção. Como esta que sugiro aqui no Marketing das Cinco, pois a estratégia utilizada pela Mandalah é sensacional.

Olhando o consumidor pelo lado humano
, para acessar clique aqui.

Boa leitura!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Criatividade & Marketing

Devido às crescentes mudanças no mercado de consumo, desde os produtos e serviços oferecidos pelas organizações até a demanda exigente, profissionais devem estabelecer diariamente soluções para os seus consumidores. No entanto, sabe-se da dificuldade de solucionar os problemas diante de uma imensidão de informações e mutações, que influenciam direta e indiretamente a sistemática organizacional.

Em posse desse entendimento, é necessário instituir na solução das problemáticas uma dose de criatividade. Duailibi e Simonsen, no livro intitulado Criatividade & Marketing, deixam claro a importância da criatividade, especialmente no Marketing. Esclarecem que é possível estimular a arte de criar em todas as pessoas que participam do processo de encantamento do cliente.

Os autores definem criatividade como o ato de dar existência a algo novo, único e original, é a capacidade de formar mentalmente ideias, imagens e coisas não-presentes – porém com algum objetivo. Esse conceito é amplamente disseminado no planejamento de marketing. Abstraindo a premissa de que as atividades de um departamento mercadológico envolvem somente o estudo de mercado: preço, produto, praça e promoção.

Ao investir em criatividade na solução de problemas, o profissional de marketing obtém melhores ferramentas que o auxiliarão na descoberta de inovações em serviços e produtos. Poderá entender o mercado por meio das percepções geradas após estimular sua mente criativa. Duailibi e Simonsen afirmam que a organização sistemática da criatividade dentro da empresa é aquilo que poderíamos chamar de marketing.

Entretanto, é imperativo considerar que todos os departamentos são responsáveis pela multiplicação de ideias, por isso é necessário induzir os profissionais na criação desses conceitos. Diversos instrumentos podem ser utilizados nessa indução: brainstorm, reverse brainstorm, synecticos, brainstorm individual e centros criativos. Cada um com uma finalidade, considerando-se o objetivo a ser definido e os planos a serem exercidos para a descoberta de soluções.

Criatividade & Marketing estimula a criatividade de diversas formas, no entanto chama a atenção para a Régua Heurística®. Ou seja, é um instrumento que capacita o analista de marketing nos questionamentos relacionados à problemática. Possibilita a listagem de fatores por meio de perguntas, que leva a uma determinada ação.

É um livro que todo profissional de marketing deve ler e reler, os que almejam a profissão e os que lidam diretamente com o departamento também. A criatividade precisa ser desenvolvida cotidianamente, para que os profissionais não estabeleçam a prática de “não mexer no time que está ganhando”. Atualmente, não é possível manter uma só estratégia. As estratégias devem ser estabelecidas de acordo com o presente, o amanhã é incerto e o mercado é mutante.