sexta-feira, 9 de maio de 2008

A epistemologia do marketing

As primeiras relações de consumo iniciaram antes da Segunda Guerra Mundial, momento em que havia pouca oferta e muita demanda. Após esta época, especialistas começaram a estudar essas relações e de que modo os clientes se comportavam. Com o tempo esta ciência tornou-se tecnologia e conhecimento e logo após a Revolução Francesa nascia o marketing.

Marketing é uma atividade gerencial com a qual profissionais de marketing planejam, organizam, dirigem e coordenam ações com o objetivo de satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores.

O marketing é uma das profissões mais requisitadas por médias e grandes empresas. Um profissional de marketing integrado e comprometido com os resultados oferece subsídios para posicionar a marca, e fidelizá-la na mente do mercado consumidor. No entanto, o departamento deve estar integrado, também, aos outros setores para que as ações resultem nos objetivos gerais da organização.

Com o conhecimento sobre o marketing, pode-se direcionar as próximas publicações referentes ao tema, com notícias atuais e artigos que complementam a profissão de marketing.

______.

Os comentários ficam abertos para outras idéias, definições e críticas.

Um abraço.


quinta-feira, 8 de maio de 2008

O Legítimo Chá das Cinco.

Para fundamentar o título do Blog segue a definição do Chá das Cinco.

O chá das cinco foi lançado na Inglaterra por volta de 1830 pela Duquesa de Bedford. Era uma oportunidade para exibir maravilhosas peças de porcelana e prata. Logo foram criadas regras de etiqueta para o serviço de chá e receitas que fariam parte do cardápio como: torradas com manteiga, geléia ou mel; scones, muffins, bolos e uma grande variedade de biscoitos e pãezinhos.

Só no final do século XIX, é que o chá se propagou no continente europeu, especialmente nas grandes cidades. Na França surgiram famosos salões de chá, na primeira metade do século XX, onde as damas da sociedade se reuniam para degustar o chá das cinco, que além de chá passou a ser servido também café, chocolate quente, drinques leves, saborosos petit-fours, sanduiche croque-monsieur, etc.

http://google.com.br

Não vou oferecer comes e bebes. O intuito é, por meio deste espaço, debater oferecendo temas, artigos, resenhas, reportagens e informações sobre Administração e Marketing e áreas afins, a qualquer hora do dia, reunindo as mais diversas mentes e idéias.

Colabore com sugestões, críticas e novos temas. Welcome!